quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Tátil

Ontem fiquei sabendo que a prefeitura daqui está obrigando os garajões da cidade a colocarem PISO TÁTIL para os cegos.

Tudo bem, é uma boa, os cegos têm que saber para onde estão indo, mas...

...numa garagem? Quando é que um cego vai entrar sozinho em uma garagem coletiva?!?! Ele, por acaso, vai sozinho pegar seu carro, o qual ele dirige sozinho?? Um cego?

Ok. Se é ponto pacífico que o cego NÃO PODE DIRIGIR UM CARRO (pelo menos não um carro convencional!), o cego não vai entrar sozinho em uma garagem coletiva. Então por que essa exigência?

Na hora em que ouvi isso, escutei "RÁDIO para cegos na garagem" e gritei "o quê? Tão mandando colocar rádio pra cegos na garagem?!?!"

Obviamente, o surdo aqui foi motivo de risadas. Mas acabei achando que um rádio seria melhor do que um piso tátil. Se o cego vai sozinho pegar seu carro na garagem, a pessoa que está no rádio poderá orientá-lo pelas caixas de som:

- ATENÇÃO, CEGO. Seu carro não é esse. É mais pra direita. Mais. MAIS. Tá quente. Tá esquentando... mais um pouco... NÃO, NÃO, tá esfriando agora... volta, cego, volta!

Ou então:

- ATENÇÃO, CEGO DE CAMISA VERMELHA.

E o cego de camisa AMARELA pergunta:

- Quem? Eu???

- NÃO, O CEGO DE CAMISA VERMELHA, O NEGÃO.

E o de camisa vermelha, surpreso:

- O quê? EU SOU NEGÃO?! Minha mãe sempre disse que eu era japonês! Hmmmmmm... agora eu entendi porque eu sou... diferente!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que o piso tátil é exigido pensando nos cegos que estão acompanhados por homens. Para que não tenham que ir até o carro de braço dado com um homem hehehe. Mas sério mesmo, eu acho que se der pra dar independência mesmo para os cegos que estão acompanhados é melhor.

Fran disse...

Cunhadoooo!!
Eu já ouvi essa piada em algum lugar!!!Onde seá? Onde será?hehehehehhehe
Pessoalmente ela consegue ainda ser bem mais engraçada. Ou quem inventou e está contando é q é! :)
Beijinhossss
Fran


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)