quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O de cima sobe e o de baixo também?

Confesso: sou completo ignorante em relação à tal de economia mundial. A BOVESPA CAIU! Sei lá que que isso significa, e tampouco me importo. Só fico de cara quando o dólar sobe, porque aí eu sei que as coisas nos free-shops do Uruguai vão ficar mais caras. E lá é o único lugar onde a baixa do dólar EFETIVAMENTE serve para que os preços baixem. Porque, vou te contar, hein... alguém aí já viu alguma coisa baixar de preço ultimamente devido à baixa do dólar??? O dólar não tava bem baixinho há uns dias? Tava, né? Não vi o preço de muita coisa ficar menor. Mas, aí, quando o dólar aumenta... Sai de baixo, minha gente. TUDO fica mais caro. É desculpa pra colocar os preços lá em cima.

- O quê? Cinco reais por CADA morango?
- Ah, meu senhor, é porque o dólar tá alto.
- Mas eu sei que o senhor colheu esses morangos no seu quintal!
- É que eu uso produtos altamente qualificados para cultivar meus morangos! E eu importo esses produtos da... da... MOLDÁVIA.

(Terei inventado um país? www.google.com. "Moldávia". Ah, a Moldávia realmente existe. Não é um devaneio meu. Qual é a moeda da Moldávia? Hmmm. O LEU MOLDÁVIO. Quantos leus custa um dólar na Moldávia? E a bolsa de valores moldavinense, como será que anda das pernas? Putzgrila, tô lendo ali que a Moldávia é o país mais pobre da Europa... O leu deve valer algo em torno dos U$S 0,0000000003. Quanto custa um morango moldaviano??)

E o circuit-breaker, hein? Ontem eu aprendi o que é isso. Aparentemente, quando a bolsa tá indo pra cucuia, alguém grita "PESSOAL! FODEU!!!!" e aperta o botão de RESET, o chamado circuit-breaker, e tudo pára por um tempo. Então os bolseiros (Frodo?) vão tomar um café, uma água, esfriam seus ânimos e retornam à sua jornada atribulada.

Não vou terminar este texto. Vou seguir tomando meu café Iguaçu com leite. Grande café, esse Iguaçu. Comecei a comprá-lo no mês passado. Muito bom. Com leite, fica bem cremoso.

??

Um comentário:

Magda disse...

Água com lexotan. Sim, é para isso a paradinha. Palavra de economista :D


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)