domingo, 8 de janeiro de 2006

Cinema

Eu sou um PSEUDOcinéfilo. Eu acho que entendo alguma coisa de cinema, quando na verdade eu entendo é LHUFAS mesmo. Eu vejo filmes idiotas e gosto deles. Vejo clássicos do cinema e os acho completas drogas.

Cada vez mais me decepciono com o Kubrick, e esse velho nem vivo está pra que eu possa falar umas verdades pra ele. Já escrevi sobre os filmes desse maluco por aqui, e quem leu já sabe que eu NÃO CURTO os filmes do Kubrick. Meu pai, pelo contrário, sempre gostou.

Eu vi "2001" por indicação do pai. Aluguei a fita (sim, sou velho, muito usei videocassete) na locadora e o pai passava toda a hora no corredor, tentando me avisar sobre certos detalhes da película, como

- Meu filho, tens que ver que esse filme é ANTIGO... na época ele foi um avanço para o cinema mundial!

Não nego. Nem posso ter juízo sobre isso, uma vez que eu nem esperma era ainda (o mundo ainda precisava esperar mais dez anos para eu nascer); meu pai viveu essa época e sabe o que foi o impacto ao sentir "Assim Falou Zaratustra" tocando nos ouvidos dele quando o filme iniciava num daqueles cine-teatros lá dos anos 1960.

E eu digo: a música é sensacional, a entrada do filme também. Mas o filme é uma droga. "Laranja Mecânica" também é. "De Olhos Bem Fechados" é fraco - a Nicole Kidman aparece pelada, e isso até salva o filme, mas seria BEM melhor se fosse a Zeta-Jones no lugar dela.

Tá, mas tô escrevendo novamente sobre este assunto porque o tio Kubrick está me decepcionando novamente. Enquanto viro as páginas em direção ao final do livro O ILUMINADO, de Stephen King, fico tentando entender por que diabos o maluco do Kubrick resolveu mudar TANTA COISA quando fez o "aclamado" "clássico" no qual estrela o Jack Nicholson - deste cara eu sou fã.

Segue possível diálogo:
- Ei, King, tu vendes os direitos do teu livro pra que a gente possa fazer um filme?
- Sim, Kubrick. Vendo. Aqui estão.
- TROUXA! HAHA! AGORA EU VOU MUDAR UMA PORRADA DE COISAS E FAREI UMA BOSTA DE FILME!

Pois foi o que ele fez. ENTENDI DROGA NENHUMA DA HISTÓRIA quando vi o filme. O KUBRICK NÃO EXPLICA COISA ALGUMA!!! Falei sobre isso com amigos, que disseram "ah, tu não sabes interpretar, blá blá blá blá blá"... A verdade é que o Kubrick era maluco, e o Stephen King sabe disso, tanto sabe que resolveu fazer a sua própria versão do Iluminado, anos depois. O livro MATA o filme a pau. Quero agora, então, ver o filme novo.

Tá, vou terminar o texto aqui porque eu já escrevi demais e tá calor. Chega.

9 comentários:

Unknown disse...

A linguagem do cinema é diferente da linguagem dos livros. Tanto que o filme longa metragem (eram duas fitas na locadora, eu também sou velho hehehe) que o King fez pra explicar tudo que tem no livro é uma porcaria. A maioria dos filmes do Kubrick deixam muito da história a cargo da imaginação do expectador, os filmes são um tanto quanto enigmáticos e fazem tu ter que viajar com o filme. O Kubrick sabia que os filmes dele não tinham todas as respostas, e mesmo em entrevistas ele nunca explicava os filmes. Cada um vivencia e interpreta os filmes a sua maneira. "blá blá blá blá blá" Abraço.

Anônimo disse...

Concordo com seu pai!! Acho que tem haver com o contexto da época.
Dr. Givago por exemplo falam que é um puta filme... mas pra mim é um puta saco!! O Staley Kubrik é sim um baita diretorzão... era, pois já morreu. Se o Spilberg (é assim que escreve) não tivesse cagado no "A.I", ia ser maravilhoso!!
Tem gente que ama o Fellini, pra mim ele é um outro chato do cinema... é que tem haver com a época.

Anônimo disse...

quem sou?onde estou? 2001? achei que eu tava comemorando 2006!! Devo ter bebido um poquinho além da dose... ic! digo, HC.

Anônimo disse...

Ahh, entao vc resolveu finalmente ler O Iluminado?? O livro é bem bom, né? Tá fazendo igual ao Joey e guardando no freezer?? :)

rseefo disse...

Sinto a mesma coisa em relação ao Fellini. La Dolce Vita me fez querer arrancar os olhos com as mãos. Scarface tambem.
Mas uma coisa é regra: nenhum filme supera o livro. Acho q é condição sine qua non dos escritores que os filmes sejam porcarias.

Fonseca disse...

Leonardo: O grande problema é esse: dar margem à interpretação de cada um, hehehehe... Matrix é um puta filme; Matrix Reloaded veio e colocou um monte de dúvidas no ar; veio o Revolutions e...? EXPLICOU NADA.

Patu: filme é ruim ou bom em qualquer época.

Hc: cuma?

Carol: sensacional livro! Acabei ontem. Valeu por tê-lo emprestado! hehehe... Agora lerei "Anjos e Demônios" do Dan Brown.

Ota: certamente. Filme algum supera o livro!! Meu exemplo clássico é "Hannibal", cuja adptação para as telas é uma idiotice moralista. A STARLING VIRA CANIBAL!! VIRA CANIBAL! E o fim do filme nada tem a ver com o fim do livro.

Defunto Autor disse...

Porra, vocês nunca viram Lolita? Pantaleão e As Visitadoras? Dona Flor E Seus Dois Maridos?

Fonseca disse...

Porra, não. Não. Não.

Anônimo disse...

Gurizada, cada um na sua época!
Os Beatles encheram os cinemas; 2001 foi espetacular em cinemascope colorido com som estreofônico! Matrix tem o conceito de maravilhoso HOJE. O que vão dizer as próximas gerações de filhos ou netos sobre este filme, avaliando-o à luz de novíssimas e inimagináveis futuras tecnologias? O Patuca e o Leonardo colocaram bem que cada um tem a sua interpretação e o seu gosto particular a respeito de cinema que afinal é um tipo de ARTE.
Abraços.
PAI


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)