segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mais uma Semana

Rá! Mais uma semana cortada ao meio. 15 de novembro!

É tanto feriado que eu nem lembro mais o que cada um deles festeja. Deixa eu ver... 15 de novembro é a... ããã... é... a... peraí, peraí que eu já digo. É a... PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA! É, é. Eu sabia, eu sabia! Eu só tava fazendo suspense.

Claro que eu sabia! Eu só tava querendo ser engraçado. Óbvio!

Imagina se eu, como cidadão brasileiro consciente que sou, não iria saber que num 15 de novembro Pedro Álvares Cabral (não, não, foi o Dom Pedro 1, porra!!), quero dizer, o Dom Pedro 1, aquele que era mais novo que o Dom Pedro 2, chegou às margens do Rio Amazonas e gritou "OLHAQUI, SEUS FIADASPUTA! NINGUÉM MAIS ARRANCA ÁRVORE DA NOSSA MATA, CACETE!!"... Tal declaração originou a edificação do Palácio do Cacete, então sede do Governo da República Brasileira do Brasil.

É sabido que 1 (como era mais conhecido o Dom Pedro que chegou na pole-position), mais tarde, teria sido esquartejado em praça pública por ter arrancado alguns dentes de pessoas que não concordavam com a abolição da escravatura, mas isso é assunto de outro feriado, o de Tiradentes, que acontece em todo dia primeiro de abril.

6 comentários:

vinícius disse...

acho que tá errado, cara. que eu lembre, foi dom pedro 2, mesmo, às margens do tietê, montado num TAPIR. e ele gritou "EU ROUBOU MAUS EU FAÇO!".

mas não tenho certeza.

Leandro Fonseca disse...

Verdade seja dita: não era um tapir. Era um platypus, e 2 tocava, no momento, um oboé, ao mesmo tempo que chupava cana!

Leandro Fonseca disse...

Mais: Pedro 2 - a Missão jaz em Porto Alegre, em mausoléu situado na rua batizada com seu nome. Tal decisão foi tomada pela Princesa Isabel, mais conhecida como Belinha, ou Bel, para os íntimos, logo depois de 2 ter ajudado Giuseppe e Anita Garibaldi a transportar o Seival e companhia para a Batalha das Malvinas!

Ou não!

Unknown disse...

D. Pedro teria proclamado a independência do Brasil, que deixou de ser dependente de Portugal para ser dependente do D. Pedro.

Já a República foi proclamada pelo antepassado do Leandro, Marechal Deodoro da Fonseca que, com um golpe militar derrubou o imperador D. Pedro II.

Da Wikipedia:
A Proclamação da República Brasileira é o evento, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.

Tá, esse foi o comentário mais mala da história da República do Brasil, eu sei ;-).

Leandro Fonseca disse...

Pô, cara, tu tá ciente de que o post foi uma BRINCADEIRA, né? :P

Unknown disse...

Tô sim, tô sim. É que eu não lembrava quem tinha proclamado o bagulho e fui lá checar hehehe.


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)