domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal menos Natal

Eu já disse isso no ano passado e tornarei a dizer outra vez novamente, sem nenhum medo de ser feliz enquanto pessoa individual humana eu mesmo que vive cometendo pleonasmos por aí: o Natal tá cada vez menos Natal para mim.

(Lembrei da infame piada do "Batman pra mim?".)

(Tô lendo o "Ensaio Sobre a Cegueira", do Saramago. Prepare-se para um parágrafo gigante e com pontuação esdrúxula. Sim, esdrúxula pra mim, né... Eu não sou o Saramago! Se fosse ele escrevendo este blog, aposto que todo mundo iria adorar a (falta de) pontuação!)

Não sei se é pelo fato de não haver mais crianças na minha família, acho que esse é o principal motivo. Ninguém espera pelo Papai Noel, aquele velho coitado que usa roupas grossas, botas, cabelão e barba comprida em pleno VERÃO, ninguém troca presentes, eles já foram dados antes da ceia, e, por esses motivos, ninguém espera a meia-noite pra comer. O churrasco, sim, comemos churrasco, e não aquele peru seco com saladas e farofas doces, tudo muito seco, uma comida meio sem graça em minha opinião, começa lá pelas nove da noite, a cerveja, sempre ela, já rola solta desde o início da queimação do boi morto, às vezes é uma vaca; (PUTAQUEPARIU, UM PONTO-E-VÍRGULA!!) eu nunca sei se é boi ou vaca!... então, fica meio difícil estarmos todos acordados à meia-noite, principalmente a minha vó, que tem quase 80 anos e já tá, a essas horas, roncando com a pancinha cheia de picanha e vinho. A vó toma vinho, não toma cerveja. A vó também não come camarão. É das poucas pessoas que eu conheço que têm essa maluquice. Pra dizer a verdade, a vó é a única pessoa que eu conheço que não gosta de camarão, onde já se viu não gostar de camarão? Diz a vó que é porque ela não consegue mastigar o bicho. E isso não acontece porque a dentadura dela tá ruim, viu, pois eu sei que ela trocou de dentadura há alguns meses, e essa ojeriza a camarão dela vem de longa data, desde os tempos nos quais ela ainda mantinha seus dentes "permanentes"... Ou seja: é uma janta como qualquer outra. Tem churrasco, tem cerveja, tem a vó cabeceando o ar, dormindo porque tomou um monte de vinho e, porra, ela não escuta o que os outros estão falando mesmo, então nem precisa participar das conversas, não tem presentes, não tem Papai Noel usando um monte de roupas e suando pra cacete...

...não é Natal.

Aliás, o que é Natal?

9 comentários:

Anônimo disse...

Também não como camarão.

Leandro Fonseca disse...

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Tá, eu atualmente também não como, mas é pq eu agora sou alérgico. Antes disso eu comia.

Unknown disse...

Verdade. Natal hoje em dia é só pra lembrar como era legal Natal antigamente. Quando se era criança. E, no meu caso, quando eu tinha família por perto. Paciência. Bola pra frente.

Grande abraço!

Leandro Fonseca disse...

Ah, sim, devo frisar: meu "Natal" é sempre com a família! Só não é Natal; é mais uma reunião de família (que é coisa da qual eu gosto muito, óbvio)!

vinícius disse...

tu? lendo? e ensaio sobre a cegueira, ainda?

duvido. sou mais o papai noel. ou tu acertando a pestana pestinha do FA.

.Kel. disse...

tb nao gosto de camarão uhauauhau

Leandro Fonseca disse...

Kel, tu também?? Mil revelações neste inocente post...

Vinícius, tô lendo, sim. O próximo da fila é A Viagem do Elefante.

Gustavo Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Martins disse...

Véio: Falando em natal (que pra nós é só comilança mesmo), nosso cartão de fim de ano, como era de se imaginar, está lá no blog.
Espero que você goste!
Abraço!

http://minicontosperversos.blogspot.com/


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)