segunda-feira, 31 de julho de 2006

Curiosidades Históricas

Recebi um email hoje que fala sobre curiosidades históricas. Hei de colocar algumas delas aqui - não, não me certifiquei sobre sua legitimidade, então, se algo estiver errado, culpem quem me enviou o email (né, Fernanda?).

Curiosidades dos anos 1600 a 1700

Ao se visitar o Palácio de Versailles, em Paris, observa-se que o suntuoso palácio não tem banheiros.
- É, os gremistas devem ter ido lá e tacaram fogo em todos os banheiros.

Na Idade Média não existiam escovas de dente, perfumes, desodorantes, muito menos papel higiênico. As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas do palácio. - Ah, esses gremistas... Despejavam tudo pela janela e depois tacavam fogo!

Em dia de festa, a cozinha do palácio conseguia preparar banquete para 1.500 pessoas, sem a mínima higiene. - Higiene pra que, né, torcida gremista? Faz esse monte de comida aí sem lavar as mãos... Aí come o monte de comida, caga e depois taca fogo no monte de bosta!

Vemos nos filmes de hoje as pessoas sendo abanadas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que eram propositalmente feitas para conter o odor das partes íntimas, já que não havia higiene). Também não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e à quase inexistência de água encanada. O mau cheiro era dissipado pelo abanador. Só os nobres tinham lacaios para abaná-los, para dissipar o mau cheiro que o corpo e boca exalavam, além de também espantar os insetos. - Os gremistas bem que tentam abanar, mas o cheiro de banheiros queimados não se dissipa assim tão facilmente...

Quem já esteve em Versalies admirou muito os jardins enormes e belos que, na época, não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia, porque não existia banheiro. - Óbvio! Como já vimos, os gremistas tacaram fogo nos banheiros, aí as pessoas tinham que cagar nos jardins!!

Nenhum comentário:


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)