quarta-feira, 8 de março de 2006

Comi no Prato em que Cuspi

Pois é. Comi. Cuspi por anos e anos na Argentina e, hoje, volto de lá pasmo com o que vi pelas bandas portenhas.

Crise?? Onde? Se a Argentina está em crise, dêem uma crise dessas pra mim! Não tô dizendo que lá é melhor do que cá - cada lugar tem suas facetas boas e ruins, blá blá blá... -, mas a vida TRANQÜILA que se leva naquela metrópole me deixou embasbacado.

Sei-lá-quantos milhões de habitantes e o que se vê é uma atmosfera tranqüila, com crianças, velhinhos, senhoras transitando tranqüilamente com seus pertences pelas ruas. E isso, lá, acontece à noite, também.

Obviamente que não tenho grande conhecimento de causa, só passei dez dias em Buenos Aires, mas a segurança que lá senti me fez ficar pensando "barbaridade... imagina se eu teria como caminhar tranqüilo com câmera digital, cartão de crédito, sacolas de compras, etc., no Centro de Porto Alegre???" Não teria como. E isso, aqui, acontece durante o dia, também.

O povo argentino empobreceu? Pode ser. Vi várias pessoas pedindo pelos calçadões, pelos metrôs, mas não vi violência.

Sei lá se o meu relato é válido, pois não moro lá, mas voltei com certo desgosto. Desgosto por ver que a violência aqui no Brasil é uma epidemia (por falar nisso, há pouco levei um cagaço em relação à tal PANDEMIA DA GRIPE DA GALINHA...). Cura? Duvido. Vai piorar. Cada vez mais. Temo por meus filhos que sequer nasceram.

Tá, pô. Chega de pessimismo! O que mais tem de bom naquilo??

Carnes. O bife de chorizo, o ojo de bife, a milaneza de ternera.... Barbaridade. Os cortes de carne são diferentes dos nossos, e a carne é sensacional. Degustei tais iguarias quase sempre acompanhadas das papas (batatas) fritas, de uma ensalada rusa e, obviamente, de una (o más) cerveza(s).

Aliás, relatório da cerveja consumida:
- Chope Quilmes tirado (no copo) - em três oportunidades. Nota: Hmmmmm.
- Cerveja Isenbeck tirada - uma oportunidade. Nota: hmmmmmm.
- Cerveja Quilmes Cristal Long Neck - duas oportunidades. Nota: hmmmmmmm.
- Cerveja Quilmes Cristal 600ml - perdi a conta. Nota: hmmmmmmmmmmmm.
- Cerveja Quilmes Cristal UM LITRO - em uma oportunidade. Nota: HMMMMMMMMMMMMMMMMMM.... HIP HIP HURRA! Eu digo sempre e sigo dizendo: CADÊ AS VERSÕES LITRO DAS CERVEJAS NACIONAIS, PORRA???? CADÊ??? Quanto mais, melhor. E não venham dizer que em garrafa grande a cerveja esquenta... porque dizer isso é coisa de viado!

Tô pensando se eu falo de outras coisas, pra não falar só de comida (o que, diga-se de passagem, foi o que eu mais gostei de Buenos Aires)... Mas o texto ficaria muito grande e chato. Escrevo depois. Ou não.

Ah, tenho que escrever sobre a AVENTURA que foi o show do U2, na quarta passada.

Depois.

2 comentários:

Unknown disse...

É, esse negócio da violencia no Brasil é punk mesmo. A camera digital é tua poxa, deverias ter o direito de andar com ela em qualquer lugar. E pobreza, como o teu próprio relato confirma, não justifica a violencia. Sobre a cerveja, viva as garrafas litro! Boa idéia do HC, posta umas fotos comentadas aí já que tu andavas com a digital.

Abração!

Luiz Mário disse...

Faço das palavras do Hc as minhas!! E como são as mujeres cara?? Quero saber!!


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)