sábado, 10 de julho de 2010

As Aventuras na Casa da Vovó

Hoje estou na casa da minha avó. Como sempre, ela me trata como (pasmem) uma avó clássica trata seu netinho.

Antes de colocar o diálogo que eu vou... colocar (dã!), quero dizer a você, pequeno gafanhoto, filho da minha geração ou, quem sabe, um pouco mais velho, pessoa que está com, no máximo, seus dez anos de idade: tenho peninha de você. Sabe por quê? Porque a sua avó não vai ser igual à minha.

E quando eu digo "à minha" essa é a minha avó materna. Pois eu só tive uma "avó clássica", que é ela. A outra, já falecida, pobrezinha, não foi uma avó clássica. Esta fazia coisas que avós clássicas não fazem, como viajar sozinha a Nova Iorque, sem falar um "ai" de Inglês, entrar num salão de beleza em Manhattan, pedir pro cabeleireiro que ele corte o cabelo dela, e achar que o "homem está cortando demais, vou pedir pra ele parar, chega moço, para moço, não corta mais o meu cabelo, moço, o senhor já cortou demais, o senhor não está entendendo nada do que eu tô falando, para, moço, chega, não precisa cortar mais, PARA, PARA, HEEEEELP! HEEEELP!"...

Pois bem. As avós clássicas estão terminando. Estão cada vez mais raras. Não me entendam mal, eu acho que a mulher deve ser independente, etc. e tal, mas isso está exterminando a ideia de família com a qual crescemos, e as avós clássicas estão sendo exterminadas também.

É por isso que eu, de vez em quando, venho curtir a minha avó, que é figura em extinção neste mundo. E, por isso, é minha obrigação contar aos mais jovens as coisas que ela diz pra mim. Segue diálogo que aconteceu hoje pela manhã:

- SAFAAADO. Tu realmente vieste pra cá! Por que não me acordaram!?!?
- Vó, tu tava dormindo. Eu cheguei tarde. Eram onze da noite. Por que iríamos te acordar?
- Tu tinhas que dormir na minha cama! EU é que iria dormir nesse sofá!

(Ela tem 80 anos. Eu, 32. Acho que seria melhor ELA dormir na cama, não é??)

- Tu estás tomando o quê?
- Café... - e ela enfia a cara na minha xícara.
- CAFÉ PRETO?!?! Guri, isso não alimenta. Vai tomar um leite também.

(Eu peso 86kg, meço 1m78. Ela não deve pesar nem medir a metade. E tá preocupada com a desnutrição deste BOTO que cá digita.)

- Vó, não precisa. Vou comer um pão.
- O que tu estás fazendo?
- Tô pegando o prato e a fac...
- TU NÃO SABES ONDE FICA NADA! Deixa que eu pego. Toma.

Eu termino o café da xícara, sento para comer o pão, e ela deixa uma caneca perto do meu prato.

- Toma, coloca leite.
- Vó, eu já tomei caf...
- ISSO NÃO ALIMENTA. Coloca leite.

Depois do café da manhã, eu levanto, vou até a pia da cozinha, pego a esponja e o detergente e ela pergunta novamente:

- O que tu estás fazendo?
- Tô me preparando pra ver televisão, vó. Eu sempre vejo tevê segurando uma esponja cheia de detergente.
- Sai daí, não precisa lavar a louça!!!

Ah, e adivinhem se ela deixou eu tomar banho logo depois de ter comido o almoço... Adivinhem...

- MAS, GURI, TU ACABASTE DE COMER! VAI TE DAR UM REVERTÉRIO!

11 comentários:

Lu disse...

Hahahaha! Fiquei imaginando as cenas! Muito engraçado!
:( EU NÃO TENHO UMA VÓ CLÁSSICA :(

Tamyzinha-sls disse...

Pior, ela nunca deixa ninguém lavar a louça! rsrsrs

Maria Eduarda disse...

Sabe que nunca pensei por esse ângulo??
e isso é triste.
E eu? Que vó será que eu vou ser?

Rafael disse...

Hahahaha!!! Tô vendo a D. Haydée (nome de vó clássica, a propósito) falando isso!!!

Eu não tive uma vó clássica, mas a MINHA MÃE É uma vó clássica. Não só ela, mas o pai também é um "vô clássico".

Maria disse...

Ai ai... comédia! Hoje mesmo eu lembrei de uma ex-sogra que era viciada em fazer comida. Aí ela me dizia: "minha filha, come feijão senão você vai ficar anêmica"... e eu respondia: "dona fulana, eu não gosto de feijão, mas eu como carne vermelha, todas as verduras, bla bla bla"... na semana seguinte tinha pro almoço: bife, nhoque com carne moída, espinafre, couve, brócolis, arroz, feijão e empadão (empadão era todo dia, como o arroz e feijão).

E eu também sou deeeeste tamanho, nada anêmica.

Maria disse...

Cara, que medo. Depois que postei meu comentário, fui ler os dos outros... a minha ex-sogra se chamava Haydée, hahahaha

Deveria ter dado netos a ela!!!

Rafael disse...

Oi, Maria! Respondendo ao teu email: Haydeé é a "vó clássica" do Leandro. Ou já foste tia deste blogueiro ou essa é apenas uma grande coincidência... ;)

Kelly Cristina Alves disse...

Tbm fiquei imaginando a cena.....rsrsrsrs, cara muito bom ter avó hein!!?? (eu não tenho mais, snif). Mais minha sogra tbm era assim (q Deus a conserve em um bom lugar)ela era do tipo que só sentava pra comer, depois que todos estavamcom seus pratos cheios, rs, e ainda quando estávamos acabando ela dizia: - Vc não come só isso!!!! E levantava pra colocar mais pra gente...pensa que o filho dela mais novo, meu marido, pesava 130 kilos, aliás na época ele era o mais magrinho, dos 5 irmãos, rsrsrrsrsrsrsrs, sinto muita falta dela... D.Linda!!!!snif

Maria disse...

Não, não sou tia do Leandro, hahaha

Eu achei que o Rafael tivesse nomeado a avó "genericamente", tipo, Haydée é nome clássico de avó clássica, sabe?

Então, deve ser coisa de Haydée mesmo.

Anne Pinheiro Leal disse...

Muito bom, Leandro! Minha mãe tb será, com certeza, uma avó clássica.

vinícius disse...

minha vó é muito clássica, mas andou de camelo no sahara duas vezes nos últimos 2 anos.


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)