domingo, 18 de maio de 2008

Eu sou surdo. Pra dizer a verdade, não tenho muita certeza da minha surdez. Não sei se não escuto direito o que as pessoas me dizem por causa da surdez ou se sofro de distúrbio de déficit de atenção...

Enfim, surdo ou perturbado, chego ao ponto: eu freqüentemente sofro nos bares da vida que contratam alguém que faz um showzinho de "VIOLÃO E VOZ" para entreter a gurizada. Afinal de contas, a gente vai ao bar pra beber e conversar ou vai pra ficar escutando um cara chato tocando músicas alheias em seu violão? Não seria melhor ele fazer um show próprio, em um lugar próprio para shows, no qual as pessoas estão lá para vê-lo/ouvi-lo?

Eu digo que esses caras geralmente são chatos pois eles aumentam o volume do "violão e voz" ao máximo, impedindo os surdos e/ou perturbados de manter uma conversa sadia com os bêbados da mesa.

No último aniversário de uma amiga, acontecido em um barzinho de Porto Alegre, um "violão e voz" estava a apresentar-se. Nossa mesa era composta por nove pessoas, e três dessas eram surdas e/ou perturbadas. Um amigo, realmente surdo, estava sentado do meu lado. O "violão" e o "e voz" detonavam nossos falidos tímpanos. Eu tentava conversar com o surdo amigo e apenas conseguia receber a seguinte resposta:

- OI?

"Oi?", pra QUALQUER coisa.

- Tu viu o jogo do Inter ontem?
- Oi?
- Tu já tomou a cerveja Patricia Porter Negra?
- Oi?
- Oi, tudo bom?
- Oi???

O "violão e voz" continuava a imperar no ambiente, e outro amigo informa que o terceiro surdo/perturbado da mesa havia passado por uma história engraçada no bar, antes de eu ter chegado à festa.

- Foi muito engraçado! Pede pra ele te contar!
Então eu peço:
- Cara, conta a história aí! - já achando que ele estivesse escutando nosso papo desde o início.
- HEIN?
- A história na qual tu dispensou as gurias da mesa!
- HEIN?
- A história das gurias da mesa!
- HÃ!?!?!
O "violão e voz" finalmente pára.
- Ufa... Véio, conta direito essa história na qual tu dispensou as gurias da mesa!
- Ah! Tá, tá! Essa história é...
O "VIOLÃO E VOZ" VOLTA: "IT'S BEEN A HARD DAY'S NIIIIIIIGHT"... E eu não escuto nada que ele diz. Fico olhando para a cara dele, que parecia abrir e fechar a boca sem emitir som algum.
- Ah, foda-se essa história idiota! - desisti de conversar e fui tomar cerveja.

3 comentários:

Luiz Mário disse...

Bom, como um dos famigerados (tá certo isso?) "carinhas do violão e voz", concordo em parte contigo. Realmente alguns dos ditos tocadores são chatos e querem que a única coisa a se escutar no recinto seja o violão e a voz. Mas a solução é simples: Basta que se posicione a caixa de som ligeiramente virada para o próprimo músico, e deixar o som baixinho, de forma que se alguém quiser apenas ouvir, vai ter que se sentar bem perto, e quem quiser conversar vai poder numa buena.

Regina disse...

Pra isso, só uma coisa pior:
"Toca Rauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuul"

Beijo

Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)