quinta-feira, 27 de março de 2008

Continuando o Assunto

Respondendo os comentários no último post:

Primeiramente: Leonardo, eu tava sendo irônico, sim.

Eu gosto de BBB, sempre vi todas as edições - inclusive vi tudo quanto era Casa dos Artistas, do SBT. E odeio novela. Pois é, gosto é gosto (digitei "gordo é gordo" e tive de deletar). Eu curto BBB e acho novela uma merda. Não consigo levar a sério uma produção na qual a Suzana Vieira, SOZINHA dentro de uma casa, começa a falar SOZINHA coisas do tipo:

- Mas o que eu vou fazer agora para pegar aquela PUSILÂNIME?

Vira a cara para o outro lado e troca de câmera. Fala outra vez:

- Hein? HEIN? O que eu vou fazer agora???

Porra, não tem ninguém à volta dela! A personagem dela é esquizofrênica, é isso??

Eu vejo muita gente criticar o Big Brother dizendo que esse programa não tem conteúdo. Ora, e novela tem? Essas pessoas que criticam o reality show gostam de ver suas novelinhas das seis, das sete, das oito, das nove, das onze, Vale a Pena Ver de Novo, minisséries (que nada mais são além de novelas curtas), etc..

Eu acho que não tem muito valor cultural, não. É uma opinião minha, muita gente discorda de mim. Uma novela que está estreando não tem nada de diferente nem de original em relação à outra que terminou.

E também acho ridículo ficar fazendo altos estudos psicológicos dos caras que estão lá dentro e tentar enfiar goela abaixo em quem não gosta do programa. Concordo com a Regina! Guardem os comentários pra quem também é fã.

Eu não fico fazendo esse tipo de estudo psicológo, não. Eu só rio. Me divirto inútil e futilmente com esse programa sem "contiúdo".

Entretenimento não precisa ser cabeção, não. O que um jogo de futebol, por exemplo, acrescenta à vida de quem o assiste? "Meu filho aprendeu a bater escanteio vendo o jogo do Inter ontem!" - a não ser que a criança vá ser jogador de futebol (uma das poucas profissões no Brasil que dão dinheiro hoje em dia), qual é o conteúdo que Inter 1x 0 Barcelona traz à vida de alguém?

(Não estou comentando a paixão futebolística. Isso é outra coisa.)

5 comentários:

Unknown disse...

Bueno, eu concordo contigo que novela é um lixo total. Acho que a última novela que eu realmente gostei foi "Que Rei Sou Eu?". Essa sim era realmente diferente das outras novelas. Mas também talvez só tenha gostado porque eu era criança. Só se desse no Vale a Pena Ver de Novo pra eu saber se essa novela era boa ou se eu que era um guri imbecil. Mas eles preferem passar no Vale A Pena Ver de Novo novelas recentes, sabe-se lá porque... Depois dessa Que Rei Sou Eu, tiveram alguns personagens e atuações interessantes como a "Perpétua" da novela Tieta, mas mesmo assim não salva a novela da péssima atuação de Betty Faria. Enfim, novela é lixo.

O BBB eu particularmente também não aturava. Eu acho que se eles selecionassem pessoas mais interessantes talvez o programa fosse legal. Mas os caras escolhem basicamente gays, caipiras e patricinhas. Aí complica. Eu acho que nunca simpatizei com nenhum participante do BBB. E se eu simpatizei com algum, foi eliminado na primeira semana.

Eu acho que o futebol em geral não tem muito conteúdo não. Pelo menos não pra nós que já conhecemos o jogo. Para alguém que não o conhece, teria um valor cultural conhecer as regras e os jogadores do esporte mais popular do mundo, mas pra nós que já conhecemos não acrescenta muito não. Mas isso eu digo do futebol em geral. Essa partida aí que tu citou, Inter x Barcelona, tem valor cultural sim. É como ler uma história de superação tipo Davi x Golias. É ver 11 caras jogando o jogo das suas vidas contra outros 11 previamente "decretados" como campeões. É uma lição de que nada é impossível. Eu acho que esse jogo, e outras partidas "épicas" tem sim algo a ensinar. É mais ou menos o que o big brother "tenta" ser, quando mostra aqueles caras barbados chorando e se lamentando "ah, como foi duro ficar esses três meses confinado aqui nessa casa com piscina com essa mulherada toda..." Só que no caso do Inter, e de qualquer outro clube que faça uma façanha semelhante, eu acho que realmente há uma superação dos próprios limites.

Unknown disse...

HAHAHAHA, tem que rir pra não chorar. Olha isso:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=20183&tid=2591187598987461509&start=1

O Big Brother é coisa séria mesmo, os caras querem fazer uma CPI pra questionar a final...

Obs, essa é a melhor comunidade do Orkut, na minha opinião.

Regina disse...

Bom, agora que vc esclareceu... hahaha
mas é como a gente sempre conversou, gostar, tem mulher que gosta de mulher e até isso eu respeito sem entender (homem é muuuuuuuuuito legal, mesmo). Complicado é forçar isso nos outros.
E viva a Ugly Betty!
Pronto, falei.
Ah, e Brothers & Sisters, Houze, Monk, AbFab...

hahahahahaha

Leandro Fonseca disse...

Acho que o BBB seria mais interessante ainda se os competidores fossem pessoas famosas - mas famosas mesmo, não esses "aspirantes a famosos" que o Sílvio Santos pegava pra Casa dos Artistas.

Porra, CPI pra questionar a final é fogo...

E, Regina, é clichê, tu sabes disso, mas gosto não se discute. Se lamenta. E não sei se empreguei corretamente os "se" ali. Odeio essa tal de ênclise e suas amigas mesóclise e próclise.

Juliana disse...

Eu adoro cultura inútil. Viciei em seriados e, depois de me acostumar aos padrões americanos e europeus dessas produções, ficou difícil ver novela mesmo.
Dá pra fazer uma lista de coisas bizarras nas novelas, olha só:
* duas pessoas nunca conversam de frente uma para a outra. Elas estão sempre em ângulo de 45°, em direção à câmera.
* as pessoas falam sozinhas, como disse o Leandro.
* as pessoas andam de terno e gravata, mesmo em casa, mesmo no fim de semana;
* os merchandisings estão ajudando a cagar ainda mais;
* os enredos, SEMPRE iguais. E aí é culpa do povo, pq quando os autores tentam mudar, o povo não gosta (vide Bang-Bang no começo...)
Sem contar a qualidade dos atores... comparar os daqui com os de lá é sacanagem. Salvo algumas exceções, que são aquelas figuras q trabalham bem pra caralho - mas esses nem querem mais fazer novela ultimamente...

July


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)