quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Chatismo Etiquetal

Venho discutindo com amigos sobre etiqueta à mesa. Fiquei sabendo que agora (AGORA!) não é mais necessário fazer-se uma trouxinha com a folha da alface "pra mó di" comê-la. A etiqueta agora permite que a alface seja cortada com o garfo e a faca e, com isso, o resto das pessoas no restaurante e todos os chatos observadores da etiqueta não mais sentir-se-ão ofendidos.

Sim, porque se antes tu cometesse o CRIME de cortar a alface com a faca ("OH, QUE HERESIA!!") alguém provavelmente levantar-se-ia (e viva a mesóclise!!) e chamaria a polícia! Era um atentado. Hoje não é mais.

FELIZMENTE, NÉ?

Pssssssssss. Quanta idiotice.

Quero dizer... QUEM inventa esse monte de merda?? E de onde eles tiram esse monte de merda? Eu fico encafifado com isso... "Não é mais necessário".. . Como isso é decidido?? Há, por acaso, uma reunião com todos os sommeliers, enochatos e etiquetólogos imbecis do mundo, na qual eles decidem o futuro do comportamento na MESA mundial??

- Hmm. Já sei. Vamos fazer assim: hoje é o último dia no qual é permitido fazer trouxinhas com folha de alface.
- Boa idéia, Lord James. Eu estava com certos problemas em relação à trouxinha de alface. Não me parecia correto ficar dobrando a folha por tantas e tantas vezes.
- "Tantas e tantas", não, Sir Watson-Buchmann. Eram apenas QUATRO vezes. Se a pessoa dobrasse a folha de alface pela quinta vez, seria demonstração de grande falta de educação.
- Não seriam cinco?
- Não, estou certo de que eram apenas quatro. Convenhamos: já é mais do que suficiente permitir que um plebeu desempenhe QUATRO atos de vandalismo à mesa.
- Concordo, Lord James. Então, a partir de amanhã não teremos mais trouxinhas de alface?
- Me permitem fazer um breve comentário?
- Sim, Fräulein Scheisse. Por favor.
- Eu gostaria de assinalar que tenho sérios problemas em ver as pessoas misturando o arroz com o feijão em seus pratos. Isso me faz lembrar dos porcos da minha fazenda chafurdando em seus banquetes feitos de lama, merda, bactérias em geral e qualquer outra coisa que consigam ingerir.
- Perfeito! Eu também sinto-me desgostoso ao ver tal agressão aos bons modos.
- Entendo. Portanto, a partir de amanhã também será proibido misturar o arroz com o feijão. A pessoa deverá servir primeiro o arroz, comer com garfo, levando somente quatro grãos à boca por vez, e depois servir o feijão, como segundo prato. O feijão não poderá ser servido com pão, assim como fazem certos porcos indivíduos. Será servido puro, e o uso de colher também será proibido. Comer feijão com colher é ato condenável, digno da torcida do Corinthians.

Alguém dá um soco na mesa:
- Um momento, porrr favorrr! Non agüento mais!!
- Sim, Chef LeBeaucoup?
- Eu semprrrre dobrrrei a folha de alface CINCO vezes!!

(Embasbacamento geral.)

- Chef, não é possível. O senhor está BANIDO do Concílio FrescoEstiquetólogo.

O chef tira uma faca do bolso e brada:
- A alface é MINHA! EU PAGUEI PORRR ELA! EU A DOBRO QUANTAS VEZES EU DESEJAR! LIBERTÉ! LIBERTÉ EGALITÉ FRATERNITÉ!!!!!!!!! VIVE LA RÉVOLUTION!!!!!!!!!!!!

10 comentários:

Unknown disse...

Lord James hehehe. Etiqueta é como a moda. Uma trouxisse que alguns acham importante seguir. Eu não tô nem aí pra essas tosqueiras. Perda de tempo total. O pior é quando o cara vai em jantar que tem 6 copos e 15 jogos de talheres ao redor de 7 pratos por pessoa. Complica pra saber que prato, talher e copo usar com o que.

Rodrigo Schmidt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Schmidt disse...

PQP, não tem como editar a mensagem nesta merda de blogspot?

Tudo bem, vou escrever de novo:

Confessa, Leandro! Olhaste no dicionário na hora de escrever RÉVOLUTION, certo?

vinícius disse...

não. acho que foi em "heresia".

Fonseca disse...

Je parle pas français.

Fonseca disse...

E tu também tiveste que olhar no dicionário, né? Escreveste errado e depois deletaste teu comentário! huahauahuaha

Regina disse...

Olha... a melhor caisa no post foi a Fraulein Scheisse... que tem porcos que chafurdam em mais scheisse...

E Leonardo, não confunda MODA com MODISMO. São coisas diferentes.

Bacci

Regina
(Designer, pesquisadora, mestranda, professora e modóloga)

Fonseca disse...

aiaiai :)))

Rodrigo Schmidt disse...

Eu não olhei no dicionário porra nenhuma. Copiei e colei o que escreveste. :-p

Não me lembro o que eu tinha errado, mas era no Português mesmo. hahahahaha

Unknown disse...

Regina, poderias explicar-nos então a diferença entre moda e modismo. Devo confessar que do meu (talvez ignorante) ponto de vista ambos se parecem igualmente inúteis. Ou há algum motivo racional para alguém seguir a moda. Talvez para ser aceito pela sociedade que, esta sim, sem nenhum motivo racional impõe a moda? Ilumine-nos ;-)


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)