sábado, 5 de novembro de 2005

Finados

Em conversa com minha Excelentíssima no feriado supracitado, tendo como assunto o próprio feriado e o que ele representa, adveio (HEIN? Fala grosso, porra!) a seguinte dúvida: se é uma data religiosa, por que as religiosas pessoas que a cultuam ficam tão tristes ao perderem os entes queridos para a morte?

Ei, não me crucifiquem como fizeram com vosso senhor Jesus Cristo... eu acho que a morte é uma coisa ruim (apesar de tratá-la com certa e, acho, até meio mórbida, naturalidade). Fico triste quando perco alguém. Mas penso com objetividade e tento interpretar os tortuosos, espinhentos e obscuros mandamentos das religiões.

Ora, pois. Se tais pessoas acreditam em VIDA APÓS A MORTE (não hão, todos os bons, de encontrar-se diante de deus pai todo poderoso no juízo final???), por que ficam tristes ao perder um ente querido?? Se a fé é tanta, se ela representa algo líquido e certo, a despedida para o morto seria algo como "valeu, xará. Nos encontramos daqui a pouco! Vai gelando a cerveja que daqui a pouco eu tô aí, viado!!!"

Ou não?

Um comentário:

Unknown disse...

Pode crer, Fonseca, é que lá no fundo eles devem ter uma certa dúvida. É o que eu acho.


"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Autor desconhecido. Ou não.)